A Universidade Rice, localizada em Houston, Texas, se define como uma instituição que defende que os custos não devem ser uma barreira para estudantes que desejam frequentam o ensino superior, sejam eles americanos ou não. Por isso, por lá todos os anos alguns estudantes estrangeiros com necessidades financeiras são selecionados para receber apoio da instituição, tendo 100% de suas necessidades comprovadas atendidas por um subsídio institucional.

6 melhores universidades do Sul dos Estados Unidos

Mas, como já frisamos acima, apenas um número limitado de candidatos internacionais de graduação são escolhidos para receber esse apoio. Por isso é importante se destacar no processo seletivo.

A Universidade Rice conta com uma política de admissão need-based e need aware para alunos estrangeiros, o que significa que a necessidade financeira do candidato é levada em consideração tanto para a sua admissão quanto para o recebimento de ajuda financeira.

Fondren-Library-Universidade-Rice
Fondren Library na Universidade Rice (Foto: Leonard Lane)

Em outras palavras, quando o comitê de admissões da instituição avalia as aplicações de possíveis novos alunos, o montante de ajuda financeira que cada candidato irá precisar para estudar na universidade é levado em consideração e pode impactar no resultado da decisão final.

Os alunos que desejam ser considerados para auxílio financeiro devem indicar sua intenção de solicitar ajuda ainda no formulário de admissão. Vale lembrar que estudantes internacionais admitidos sem um pedido de auxílio financeiro não podem se inscrever para receber qualquer apoio financeiro nos anos subsequentes da graduação.

Por fim, a universidade também não oferece auxílio financeiro ou bolsas de estudo por mérito para candidatos a transferência internacional.

Como se candidatar ao apoio financeiro da Universidade Rice?

Basicamente, para ser considerado para o apoio financeiro, o estudante precisa, além de se aplicar para a universidade, preencher o College Scholarship Service Profile (CSS Profile), um formulário online de cobertura nacional específico para solicitação de auxílio econômico. Além disso, também é necessário comprovar a situação financeira familiar através de documentos como extratos bancários e declaração de imposto de renda.

A Universidade Rice oferece bolsas de mérito para estrangeiros?

Algumas universidades americanas são conhecidas por oferecer bolsas baseadas em mérito apenas para estudantes americanos. Esse felizmente não é o caso da Rice! Por lá, estudantes estrangeiros também podem concorrer às bolsas de mérito oferecidas pela instituição. E não é necessário fazer nenhuma aplicação separada para isso, uma vez que todos os aplicantes passam a ser automaticamente considerados para receber esse apoio assim que completam sua inscrição.

62 universidades dos Estados Unidos com as maiores taxas de aplicação

Mas claro, nem precisa lembrar que para receber as bolsas de mérito da Universidade Rice é imprescindível ser um aluno ou aluna de destaque acadêmico, já que a competição é alta. Alguns dos perfis preferenciais de alunos para o recebimento desse tipo de auxílio inclui estudantes com engajamento comunitário e em atividades de liderança; estudantes com participação em competições de ciências e matemática; artistas e escritores; atletas e empreendedores.

Vale a pena estudar na Universidade Rice?

Sim! A Universidade Rice é considerada pelo QS World University Rankings 2021 como a 89ª melhor universidade do mundo e 26ª entre as instituições dos Estados Unidos.

A instituição tem um especial destaque acadêmico em áreas como Engenharia Química, Química, Ciência de Materiais, Física, Astronomia, Arquitetura, Filosofia, Estudos Políticos, Matemática, Ciências Marinhas, Estatística, Ciências Naturais e Ciência da Computação.

Universidade do Intercâmbio

Você quer conquistar uma bolsa em uma universidade americana mas acha que precisa de ajuda para se preparar? Então por que você não tenta fazer parte da nossa mentoria especializada? Para isso você só precisa fazer o nosso teste de perfil clicando aqui e aguardar a nossa resposta, se for aprovado(a).


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.