Já falamos aqui sobre o TOEFL e o IELTS, lembram? Mas existem outros exames de proficiência que também são amplamente reconhecidos a nível mundial. Os testes de Cambridge fazem parte desse grupo. Gerenciados pelas famosa University of Cambridge, esses exames são realizados em diferentes níveis. E cada um deles têm suas características próprias. No entanto, para quem pretender estudar fora do país, seja em uma graduação ou em uma pós, três diferentes testes podem ser utilizados: o FCE, o CAE e o CPE. Entenda um pouco mais sobre eles agora:
O que são?
Dentre os três, o “menos exigente” é o FCE, que significa Cambridge English First. Ou seja, é um exame que serve para provar que o candidato tem capacidade para utilizar o inglês no exterior, seja para estudar ou para trabalhar. Em uma escala de dificuldade, é um teste que fica entre os níveis intermediário e avançado.
Por sua vez, o CAE (Cambridge English Advanced) é um exame recomendado para os candidatos que tem a necessidade de provar que dominam o idioma de forma avançada. Além de oportunidades de estudo e trabalho, pode ser requerido por programas de imigração e para solicitação de visto, por exemplo.
Já o CPE (Cambridge English Proficiency) é o mais criterioso entre os três. É indicado para aqueles candidatos que possuem um domínio próximo ao fluente do inglês, similar até mesmo a nativos da língua.
Estrutura das provas
Em comum, as três modalidades avaliam habilidades de escrita (writing), leitura (reading and use of english), fala (speaking) e compreensão oral (listening). A diferença está no tempo de duração das provas. Confira:
FCE
Writing: 1h20; Reading: 1h15; Listening: 40 minutos; Speaking: 14 minutos;
CAE
Writing: 1h30; Reading: 1h30; Listening: 40 minutos; Speaking: 15 minutos;
CPE
Writing: 1h30; Reading: 1h30; Listening: 40 minutos; Speaking: 16 minutos;
Como dá pra perceber, a duração total não destoa muito entre os três testes de Cambridge. Entretanto as principais diferenças estão mesmo no nível de dificuldade das provas.
Qual escolher?
Obviamente, o seu nível de domínio do inglês deve ser levado em conta na escolha. Todavia, essa decisão deve ser feita também tomando em consideração a instituição que você deseja estudar. Isso porque cada uma delas tem suas próprias regras em relação a quais testes são mais adequados. E, além disso, elas podem variar, inclusive, entre um curso e outro. Ou seja, pesquisar antes de escolher definitivamente o seu teste é a melhor pedida.
Quando fazer?
Os testes de Cambridge são aplicados em diferentes datas durante o ano em centros autorizados espalhados por todo o mundo, inclusive no Brasil. Acesse aqui para descobrir o local de aplicação mais próximo de você. As datas disponíveis também podem ser consultadas.
Independente de qual dos três testes for o mais adequado para você, o importante é começar a se preparar com antecedência. Uma boa dica é procurar pelo auxílio da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui. Fique ligado no blog para mais dicas.