A Irlanda pode ser um país pequeno, mas é um lugar cheio de cidades incríveis para você morar e estudar. As duas principais são Dublin, a capital, e Cork, a segunda maior cidade da ilha. Ambas representam bem a cultura irlandesa e oferecem ótimas oportunidades. Para te ajudar a decidir qual delas é a melhor e onde você deve fazer intercâmbio na Irlanda, trouxemos esse guia comparativo, analisando diversos fatores diferentes. Vamos lá?

Dublin ou Cork: um guia comparativo de onde fazer intercâmbio na Irlanda

Clima

Estando a apenas 3 horas de distância uma da outra, não há uma grande diferença no clima. No entanto, geralmente Cork é mais chuvosa e fria do que Dublin, porém a quantidade de sol por dia em cada cidade é quase a mesma (Dublin recebe em média 3,9 horas; Cork 3,8). 

Pode não parecer muito tempo para aproveitar o sol, mas a Irlanda é conhecida por seus arco-íris. Sendo assim, se você acha que o clima pode ser um fator decisivo, não se preocupe.

Estudos

Muitas pessoas pensam automaticamente em Dublin quando falam sobre fazer intercâmbio na Irlanda, principalmente por causa da Trinity College, mas há muitas outras vantagens acadêmicas na área. 

3-fazer-intercambio-na-irlanda
Trinity College Dublin (K. Mitch Hodge/Unsplash)

Com 20 universidades diferentes, a capital irlandesa é o principal centro educacional do país, e os estudantes estrangeiros não sentem falta de nada por lá. A cidade tem muitas opções de cursos de graduação e pós-graduação, com ótimas oportunidades para intercambistas (inclusive com bolsas). 

Cork também é um importante centro educacional do país. A cidade conta com 10 instituições de ensino superior, incluindo um conservatório de música, um instituto de tecnologia e faculdades de arte e design. Portanto, há muitas opções para os estudantes. 

Existem mais de 30.000 estudantes de ensino superior na área e a University College Cork sozinha acolhe mais de 3.000 intercambistas a cada ano, de cerca de 100 países diferentes. Devido ao seu tamanho relativamente pequeno e a sua grande população estudantil, Cork acaba tendo uma cara de cidade universitária, coisa que não acontece em Dublin.

5-fazer-intercambio-na-irlanda
University College Cork (Michael O’Sheil/Wikimedia Commons)

Festas e atividades

Dublin é conhecida como uma cidade que tem muito a oferecer, então nem é preciso dizer que sempre há atividades acontecendo na capital irlandesa. Noite ou dia, fim de semana ou dia útil, ninguém nunca fica entediado por lá. Como é uma cidade muito turística, fique atento(a) às armadilhas para turistas, principalmente nos bairros mais populares. Use guias dos melhores pubs para realmente sentir o gostinho da cultura local. 

Dublin é famosa por ter uma cena musical incrível (afinal, é o berço do U2), então mergulhe em todo o talento que emana na área em pubs, shows, festivais e até mesmo nas ruas. Se você quiser algo um pouco mais tradicional, tente encontrar um pub com música ao vivo e danças tradicionais. Isso não deve ser difícil de fazer, já que a maioria dos habitantes de lá adora uma festa.

4-fazer-intercambio-na-irlanda
Dublin (Diogo Palhais/Unsplash)

Apesar da força de Dublin, Cork tem muito a oferecer em termos de festividades e eventos também. Como uma cidade universitária, os fins de semana por lá começam na quinta-feira à noite, então procure visitar pubs e clubes para conhecer moradores locais quando for fazer intercâmbio na Irlanda.

Quer algo mais descontraído? Assista a um filme no Triskel Christchurch, que é um cinema e centro de artes em uma igreja reformada. No verão, Cork é basicamente um grande festival, sendo o mais famoso o Festival de Jazz de Cork. Não liga para jazz? Não se preocupe, há festivais para todos os gostos. 

Lá, o Mercado Inglês é uma das atividades mais populares, onde os moradores podem comprar basicamente qualquer tipo de comida. Aberto todos os dias, exceto aos domingos, este mercado tornou-se um dos maiores da Europa e hoje é visto como uma atração turística. Até a Rainha Elizabeth II já o visitou em 2011!

Facilidade para se locomover viajar

Para viagens regionais, ambas as cidades oferecem opções de transporte público, então você não precisa se preocupar. Cork, porém, é pequena o suficiente para que a maioria das pessoas simplesmente ande por toda parte. As viagens de ônibus de longa distância são muito populares na Irlanda, sendo Dublin e Cork pontos de parada cruciais. Na maioria dos dias, há cerca de seis ônibus indo de Cork para Dublin e um a dois indo de cada uma para Londres.

Para viagens internacionais, Cork e Dublin têm bons aeroportos. O Aeroporto de Dublin é o maior do país, atendendo a mais de 25 milhões de passageiros por ano. O Aeroporto de Cork também é um dos principais aeroportos da Irlanda e conta com 16 companhias aéreas que voam para cerca de 70 destinos. Viajar internacionalmente com certeza é mais fácil saindo de Dublin, mas você também consegue facilmente em Cork.

1-fazer-intercambio-na-irlanda
Cork (Yves Alarie/Unsplash)

Não importa se você esteja viajando pela Irlanda ou para outros países do Reino Unido, o meio de transporte mais popular é definitivamente o trem. Dublin e Cork contam com várias estações com dezenas de linhas entre elas e diversas outras cidades do Reino Unido, de modo que você vai ter bastante acesso a ambas as regiões quando for fazer intercâmbio na Irlanda.

Universidade do Intercâmbio

E aí, qual dessas cidades pareceu a melhor pra você: Dublin ou Cork? Seja qual for sua escolha, o melhor mesmo é se preparar para conseguir uma boa oportunidade em uma delas. A boa notícia é que nós podemos te ajudar, através da nossa mentoria especializada, a fazer intercâmbio na Irlanda. Clique aqui para fazer o seu teste de perfil.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.