Se você já está na faculdade, já deve saber que uma das etapas mais importantes do ensino superior é o estágio, que serve não só para por em prática tudo aquilo que aprendemos, como também para nos “treinar” para o mercado de trabalho após a formatura. Mas qual é a melhor maneira de se preparar para uma entrevista de estágio e não cometer nenhuma gafe?

7 melhores cidades para encontrar um estágio no exterior em 2021

Separamos no texto de hoje alguns erros bastante comuns em entrevistas do tipo que você deve evitar cometer. Confira abaixo quais são eles!

6 coisas para não fazer durante uma entrevista de estágio

1. Não seja informal demais

Uma entrevista é uma entrevista, não importa onde seja feita. É óbvio que tentar se conectar com o entrevistador é uma ação muito bem-vinda, e isso exige uma certa dose de confiança e conforto com sua própria imagem. Mas ficar tão a vontade a ponto de sentar de qualquer jeito ou utilizar qualquer roupa, por exemplo, nunca é uma boa ideia.

Na maioria das situações, se você não tiver certeza de qual tom adotar, opte pelo formal. A exceção a esta regra pode se dar particularmente em startups e pequenas empresas de tecnologia, ou em empresas criativas onde a atmosfera é deliberadamente cultivada para ser mais “relax”.

Em outras palavras, o que você deve fazer é se adaptar ao ambiente. Se você estiver participando de uma entrevista em um escritório moderninho, provavelmente não haverá problema em usar uma linguagem e apresentação mais informal. Se esse não for o caso, então as coisas deverão ser mais formais.

2. Deixe as mentiras na porta da sala de entrevista

Durante uma entrevista de estágio, os candidatos muitas vezes são levados pelo “calor do momento” e fazem alegações que não podem necessariamente comprovar através de suas habilidades e experiências. Pense cuidadosamente sobre isso e certifique-se de não dar a impressão de que possui conjuntos de habilidades que você não pode demonstrar (caso seja necessário).

Essa é uma linha bastante tênue, porque todo mundo quer mostrar seu melhor lado em uma entrevista, mas prometer demais e, em última análise, não cumprir, não é um bom plano.

entrevista-de-estágio-capa
Inventar pequena mentiras para parecer mais interessante nunca é uma boa escolha durante uma entrevista de estágio (Foto: Wocintechchat.com/Unsplash)

3. Não se desculpe e nem destaque suas lacunas

Tenha em mente que o seu currículo provavelmente não corresponderá a 100% das habilidades listadas no anúncio da vaga desejada. Então não se deixe intimidar por lacunas no currículo, afinal, se você foi convidado para uma entrevista, é porque o recrutador claramente vê algo de interessante no seu perfil. No lugar de destacar o que te falta, use a oportunidade para mostrar as habilidades pessoais e profissionais que você já adquiriu.

4 erros para evitar ao montar um currículo

4. Evite motivos superficiais para o seu interesse na vaga

Uma pergunta que certamente será feita na entrevista é: ‘por que você está interessado nesta posição?’. Pense bem na sua resposta! Claro, para qualquer estágio, há vários motivos pelos quais nos inscrevemos.

Talvez o salário, a localização, os benefícios ou a cultura da empresa sejam igualmente importantes para você. O fato é que nem todos esses motivos são igualmente importantes para o entrevistador. Um recrutador deseja escolher candidatos que estejam comprometidos com a empresa, com o crescimento de suas próprias carreiras e com uma contribuição duradoura.

As razões mais superficiais para se candidatar para uma posição específica – como os benefícios ou localização – são muito importantes para você como candidato, mas é perigoso enquadrar sua resposta a essa pergunta nestes termos. Em vez disso, fale sobre o que te atrai para a empresa (liderança no setor, reputação de inovação, desenvolvimento profissional dos funcionários, etc.). Indo por esse caminho, você irá mostrar que está tentando a vaga pelos motivos certos, na perspectiva do empregador.

5. Nunca deixe o entrevistador tentar adivinhar o que você fez

Como entrevistador, as respostas mais frustrantes envolvem muitas suposições. Por exemplo, dizer que você trabalhou em um projeto com sucesso, enquanto colaborava com uma equipe, não causa impacto. O ideal é incluir detalhes para dar vida à sua vivência.

No caso acima, a resposta ficaria muito melhor se você falar que entregou um projeto de marketing bem-sucedido com o objetivo de lançar o site da ONG que trabalhou, e atuou como líder de criação dentro de uma equipe de cinco pessoas, conseguindo aumentar os acessos ao site em 45% ao longo de 5 meses, ultrapassando as metas estabelecidas inicialmente. Está vendo como a resposta fica muito mais interessante?

Lembre-se sempre que o seu objetivo será fazer com que seja fácil para o entrevistador entender o que você fez e principalmente o que você alcançou.

6. Não mostre sua frustração

Encontrar um estágio (ou mesmo um emprego) é um processo repleto de frustração. Como candidato, você provavelmente está familiarizado com o envio de inscrições, mas não com o recebimento de respostas. Provavelmente você já ouviu os recrutadores dizerem que ligariam, mas não o fizeram. E se isso já aconteceu, significa que você já experimentou a rejeição. Mas o importante é deixar tudo isso de lado durante a entrevista de estágio ou de trabalho e fazer uma cara positiva.

Os recrutadores estão em busca de pessoas que darão uma contribuição positiva para a cultura da empresa, e alguém que reclama demais não será visto como uma boa aquisição para a equipe. Então fique atento durante a entrevista, para ter certeza de que suas palavras, tom e linguagem corporal te vendam como uma pessoa positiva.

Universidade do Intercâmbio

Você quer se preparar para a sua entrevista de estágio com pessoas que realmente entendem do assunto? Então por que não tenta fazer parte da nossa mentoria especializada? Você só precisa fazer o nosso teste de perfil clicando aqui e aguardar a nossa resposta, se for aprovado(a).


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.