Você já ouviu falar na Anistia Internacional? Você pode até não se lembrar agora, mas com certeza já ouviu sobre esse termo em algum jornal televisivo ou mesmo na escola. Bem resumidamente, a Anistia Internacional é uma organização não governamental com mais de 7 milhões de membros que tem o objetivo central de defender os direitos humanos. Para isso, ela realiza pesquisas e gera ações para prevenir e acabar com graves abusos contra os direitos humanos e exigir justiça para as pessoas e grupos que têm os seus direitos violados.

Só para você ter uma ideia da importância da Anistia Internacional, tanto o seu fundador como a própria organização já foram agraciados com o prêmio Nobel da Paz.

Anistia-nternacional-capa
Cantora Joan Baez recebendo honraria da Anistia Internacional (Foto: Steve Rhodes/Flickr)

Pensando nisso, no texto de hoje resolvemos trazer 3 cursos online e gratuitos da Anistia Internacional que você pode fazer em casa. Vamos conferir?

Direitos Humanos: O Direito dos Refugiados

Duração: 3 semanas

Neste curso você irá aprender com especialistas e ativistas da Anistia Internacional como identificar violações dos direitos humanos e reivindicar, defender e promover os direitos humanos dos refugiados.

O programa será organizado em 4 tópicos principais:

  • Como explicar e defender os direitos humanos dos refugiados
  • O papel dos governos na prevenção de violações dos direitos humanos contra refugiados
  • Como desafiar equívocos, preconceitos e atitudes e comportamentos discriminatórios em relação a refugiados e requerentes de asilo
  • Como agir para proteger os direitos das pessoas que precisam de proteção internacional

Os participantes desse curso devem estar preparados para o aprendizado ativo, uma vez que irão se conectar com pessoas de todo o mundo e farão parte de uma campanha da comunidade global para que os direitos dos refugiados sejam respeitados em todos os lugares.

Este programa pode ser realizado em três idiomas, de acordo com sua preferência.

Para fazer o curso em inglês clique aqui.

Para fazer o curso em espanhol clique aqui.

Para fazer o curso em francês clique aqui.

O Direito de Protestar

Duração: 3 semanas

Neste curso introdutório em inglês, você irá aprender a delinear os padrões e princípios dos direitos humanos que fornecem proteção ao direito de protestar. Também receberá as ferramentas necessárias para identificar quais violações à liberdade de protesto são violações de direitos humanos e, com base em tudo o que será visto durante o curso, será também capaz de defender o direito ao protesto.

O curso será estruturado em 6 tópicos principais:

  • O escopo do direito de protestar
  • Como o direito de protestar é protegido pelo direito internacional
  • Desafios comuns ao direito de protestar
  • Padrões para práticas de policiamento adequadas e que respeitem os direitos
  • Dicas para se manter seguro e protegido durante a participação em protestos
  • Como você pode agir para defender o direito de protestar

Clique aqui para mais informações.

Segurança Digital e Direitos Humanos

Duração: 3 semanas

Este curso, também realizado em inglês, é um ponto de partida para aprender mais sobre ameaças digitais e como fortalecer sua segurança online. Não é necessário ter nenhum conhecimento técnico para participar.

Você aprenderá sobre as principais implicações dos direitos humanos da segurança digital e explorará em profundidade o direito à privacidade e à liberdade de expressão. Ao mesmo tempo, também terá o desafio de avaliar e refletir sobre suas próprias práticas, tomar medidas efetivas para melhorar sua segurança online e defender um mundo digital que respeite os direitos humanos.

O curso será estruturado em 5 tópicos principais:

  • Como a segurança digital é uma questão de reivindicar seus direitos humanos
  • Algumas das principais ameaças do mundo digital e como se proteger contra elas
  • Como defender seus direitos à privacidade e liberdade de expressão
  • Os mecanismos centrais e os principais atores na vigilância em massa
  • Como agir para promover a segurança digital e os direitos humanos em todo o mundo

Clique aqui para mais informações.

Universidade do Intercâmbio

E aí, por qual desses cursos online da Anistia Internacional você mais se interessou? Não perca tempo e já comece a fazer o mais rápido possível! E se você tomar gosto e quiser de fato estudar mais sobre direitos humanos (e outros temas relacionados) fora do Brasil, nós podemos te ajudar na sua preparação para conquistar uma oportunidade lá fora através da nossa mentoria especializada. É só fazer o nosso teste de perfil clicando aqui e aguardar a nossa resposta, se for aprovado(a).


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.